Os mini-coelhos são animais mamíferos e da família dos lagomorfos – ou seja, não são roedores. Porém, apesar de pertencerem a diferentes ordens, coelhos e roedores possuem algumas características comuns, como os dentes incisivos que nunca param de crescer (coelhos têm quatro superiores, enquanto roedores têm somente dois).
Coelhos e lebres pertencem à mesma ordem Lagomorpha. Seus membros posteriores são bastante fortes para saltar, enquanto os membros anteriores são adaptados para cavar suas tocas. O tamanho e posição das orelhas dependem da raça, e a cauda é normalmente curta.
Em seu habitat, seus predadores naturais são raposas, falcões e cachorros do mato. Sua defesa é a fuga através de grandes saltos proporcionados pelas longas e fortes patas traseiras. Orelhas grandes e sensíveis o ajudam a descobrir com rapidez o perigo. Geralmente, a cor da pelagem ajuda-os a se disfarçar: os coelhos selvagens que habitam lugares com neve são brancos, enquanto os coelhos das florestas tropicais são marrons. Podem passar muito tempo imóveis, a fim de não revelarem seu esconderijo.
Uma refeição balanceada
O alimento ideal para um mini-coelho é ração peletizada, com proteína e outras vitaminas importantes para seu desenvolvimento saudável. Um mini-coelho adulto come 70 a 90 gr de ração por dia. Outros vegetais podem ser incluídos em sua alimentação, como folhas de couve, beterraba, cenoura, almeirão, maçã, brócolis, a partir dos três meses de idade. Folhas de cor escura em geral são bem vindas, e evite as de cor clara: não ofereça alface para o coelhinho.
Mantenha água limpa e fresca à vontade. O ideal é o uso de bebedouros automáticos, com bico, tipo os para hamsters e outros roedores. Isso evita que o coelhinho entre dentro de tigelas de água, derrube e ainda permaneça com as patinhas molhadas (o que pode gerar fungos na pele).
Gastando os dentes
Um pedaço de madeira (que não seja feito de aglomerados ou compensados, que podem conter resinas tóxicas em sua composição) na gaiola pode ser oferecido para roer. Também valem brinquedos destinados a este fim, feitos de madeira. Pedaços de pão torrado, seco e duro, também são bem aceitos.
Feno e alfafa em blocos também são excelentes opções para seu mini-coelho, e acrescentam proteínas importantes em sua nutrição

Vamos brincar?
O mini-coelho adora brincar. Vários brinquedos podem ser oferecidos, e evitam o stress e o tédio da gaiola, se ele não mora em lugar aberto. Não dê brinquedos de plástico, pois ele vai roer e pode engolir pedaços.
Mesmo tendo uma grande gaiola e muitos brinquedos, é importante soltar todos os dias o mini-coelho, sob supervisão, para que se exercite por uma ou duas horas. Cuide para que ele não tente roer plásticos ou outros materiais tóxicos. O contato com pessoas torna o coelhinho cada vez mais social e dócil.
Correr à sua volta, e até mesmo dar algumas mordidas em seus tornozelos significa que o coelho quer brincar e gosta de você.

Um mini-coelho ainda não tem vacinas obrigatórias e específicas no Brasil. Porém, alguns cuidados podem ajudá-lo a atender a algumas possíveis doenças que podem ocorrer com seu animalzinho.
Mantenha a gaiola e seus acessórios limpos. A amônia que desprende da urina é irritante para as vias respiratórias.
Restos de comida atraem roedores noturnos, que urinam ou defecam nos comedouros e transmitem doenças. Mantenha a gaiola em local protegido. Restos de verduras e frutas fermentam e apodrecem com rapidez, ocasionando diarréias - portanto, retire restos de comida da gaiola.
Mantenha a gaiola longe do sol e do vento. A insolação provoca desidratação, e o vento provoca resfriados e coriza. Peneire a ração, para evitar a poeira que pode vir junto com os grãos e que também provoca alergias respiratórias.
Não dê banhos.O excesso de umidade nos pêlos pode provocar fungos na pele.
Uma casa para um coelhinho!
Uma boa casa para um coelhinho é uma gaiola espaçosa e onde ele fique longe de dejetos - e protegido de perigos, como outros animais e materiais tóxicos que ele pode roer. Porém, é importante que ele seja solto por um tempinho todos os dias para se exercitar.
A gaiola ideal para um mini-coelho tem pelo menos 60 x 40 x 40 cm, e raças médias podem usar uma gaiola de 80 x 60 x 60. Gaiolas específicas para coelhos tem comedouro preso à lateral e com acesso externo, bandeja para recolher dejetos, e às vezes uma parte inclinada para colocação de feno, verduras ou alfafa em ramos.
Se o chão da gaiola for de grade metálica, coloque uma caixinha de fundo liso, uma toca ou uma casinha que sirva de cama para o mini-coelho, para que possa apoiar e descansar as patinhas.
E se você ainda optar por manter seu coelhinho solto em uma área protegida, considere que ele pode roer objetos de madeira, tecido, plástico... Mantendo-o solto, você pode ensiná-lo a usar uma determinada área, ou uma caixinha com feno, como banheiro.
Usando o banheiro
Coelhinhos habitualmente escolhem um local para ser o banheiro, e usam sempre este mesmo lugar. Você pode triená-lo a usar uma caixinha, como gatos.
Uma boa forração para a caixinha é feno seco. Talvez ele goste de comer um pouco do feno enquanto faz suas necessidades. Mantenha-a no mesmo lugar da casa e sempre limpa, mas mantenha um pouquinho do feno com o cheiro dele na caixa (se ela for extremamente limpa, um
coelhinho inteligente pode entender que ela deve ser mantida limpa, e vai escolher outro local). Em pet-shops você pode encontrar granulados próprios para forrar gaiolas de coelhos e roedores que podem ser usados na caixinha.
Observações:
1. Fique atento às fezes do coelhinho: devem ser redondas e firmes. Diarréias podem indicar que algo não está bem com ele.
2. A urina pode ser amarela, laranja ou mesmo vermelha.
3. As fezes noturnas podem ser um pouco diferentes, como várias esferas reunidas por muco - são os cecotrofos, que o coelho pode ingerir para aproveitamento das proteínas. Esta atitude é comum a
todos os lagomorfos.

Quanto tempo vive um mini coelho?
A média é de 6 a 8 anos, podendo ultrapassar.
O coelho tem cheiro forte?
O coelho não, o que tem cheiro forte é a urina, mas hoje existem produtos que neutralizam o cheiro, podendo esses animais ficarem dentro de casa ou apartamento sem problemas.
Qual a diferença entre mini coelho e o coelho comum?
Os mini coelhos, além da diferença de peso, pelagem e tamanho, são mais inteligentes, interativos e apegados ao dono.
O coelho aprende a fazer as necessidades em um lugar só?
Após 3 meses, ele terá a tendência de procurar um canto da gaiola para suas necessidades e se você soltá-lo para passear, deixe a gaiola aberta que ele poderá procurá-la. Para evitar que seu coelho suje onde você não quer, passe vinagre de maçã diluído no chão, e o canto onde ele pode sujar você não passa o vinagre. Isso ajuda a delimitar o espaço, pois os coelhos tem a tendência de sujar onde já esta sujo, e manter limpo onde já está limpo. Mas lembre-se, isso acontece naturalmente ao coelho após 3 meses, enquanto ele é filhote novinho, você terá que ter paciência.
O coelho pode comer qualquer verdura?
Não, somente verduras escuras, como couve, almeirão e espinafre. Nunca ofereça alface ou tomate ao seu coelho, pois causa diarréia.
O coelho come qualquer ração?
Comer ele come, mas não deve, pois existem muitas rações que são para engorda seguido de abate, o que não é o caso dos nossos mini coelhos. Conforme pesquisas, sugerimos que uma dieta equilibrada deve conter uma quantidade de fibras maior que 18%, proteína entre 12 e 16%, gordura entre 1 e 4%, cálcio variando de 0,6 a 1%, fósforo de 0,4 a 0,8%, vitamina A entre 10000 e 18000 UI/Kg, vitamina D de 800 a 1200UI/Kg, vitamina E entre 40 e 70mg/Kg, e traços de magnésio 0,3%, zinco 0,5%, e potássio entre 0,6 a 0,7%. Esta é uma dieta sugerida pelos melhores livros, o que não quer dizer que as rações que apresentem pequenas variações não sejam boas rações. Observe que não tenha um conteúdo excessivamente gorduroso. Indicamos a marca Purina.
O coelho pode viver sozinho ou precisa de um companheiro?
Após adulto, os coelhos precisam ser mantidos sozinhos em gaiolas separadas, para evitar brigas e cruzamentos constantes, então, se você for uma boa companhia pra ele, ele não precisa de outros companheiros.
O coelho convive com ou outros animais?
Sim, mas você precisa ficar atento com os cachorros e gatos, pois o coelho pode despertar neles o instinto de caça, nunca descuide do seu coelho, os cães e gatos na sua frente podem parecer sociáveis, mas nunca se sabe quando viramos as costas.
O que devo fazer se quiser cruzar meus coelhos?
Procure informações sobre manejo com criadores, pois a fêmea irá precisar de um bom espaço, um ninho e alguns cuidados importantes para que os filhotes não morram.
O coelho toma banho?
Não. O coelho faz sua própria higiene. Não aconselhamos banho, pois a umidade nos pêlos pode gerar fungos. Ao se lamber, o coelho ingere pêlos, o que pode gerar bolas de pêlo no estômago. Para expelir essas bolas, ofereça sempre alimento fibroso como alfafa ao seu coelhinho.
Posso tosar o meu coelho?
Não é aconselhável, pois esse tipo de manipulação estressa o animal, que acaba por se debater e correr o risco de levar alguns cortes da máquina de tosa. Se desejar não ter trabalho com escovação, adquira um coelhinho de pelagem curta.
O coelho solta pêlos?
Na fase de troca sim, que acontece mais ou menos a cada 3 meses. O coelho perde uma pequena quantidade de pêlos e essa troca pode durar desde alguns dias até 2 semanas. Escove-o com mais frequencia durante as trocas de pêlo. Se seu coelho soltar muitos pêlos, de forma constante, o problema pode ser outro, inclusive estresse.
Posso segurar ou pegar meu coelho pelas orelhas?
Não, as orelhas são muito delicadas, com muitas veias e vasos capilares, segurar o coelho pelas orelhas causa dor e não é correto.
Posso cortar as unhas do meu coelhinho?
As unhas do coelho podem ser cortadas, mas é preciso cuidado, pois existem duas áreas que dividem a unha do coelho, a zona esbranquiçada e a zona de capilares, mais avermelhada. É fácil fazer essa distinção colocando a patinha contra a luz. Deve-se respeitar a zona de capilares para que não haja sangramento e cortar na zona esbranquiçada, de acordo com a forma da unha, corte inclinado. A primeira vez recomenda-se que um profissional faça isso, e depois que aprender você pode fazer com tranquilidade.
A urina do coelho é colorida?
É possível que o seu coelhinho faça xixi vermelho, ou amarelo... enfim, dependendo do que ele comer, a cor da urina pode variar.
O coelho pega pulgas ou piolhos?
Sim, tome cuidado mantendo sempre limpas as instalações. Se isso acontecer, fale com um veterinário de animais silvestres.
Qual devo escolher, macho ou fêmea?
Quando se tem somente um coelho, tanto faz a escolha de machos ou fêmeas, pois o comportamento é muito parecido. Quando se opta por ter dois ou mais, notamos um convívio mais harmonioso entre fêmeas, desde que seja criadas juntas desde filhotes. Machos podem convier bem juntos, mas podem se provocar quando estiverem na época de procriar. Não é possível manter dois coelho em uma única gaiola. Eles vão se estressar e acabar brigando devido ao espaço muito reduzido. Opte por criar soltos, em grandes gaiolas ou em gaiolas individuais.
Qual são as raças mais conhecidas e como são classificadas?
CLASSIFICAÇÃO POR TAMANHOS (algumas raças mais conhecidas):
RAÇAS ANÃS - de 0.800kg até 1.350kg (adultos):
Anão Holandês, Polish, Dwarf Hotot
Anão Holandês, Polish, Dwarf Hotot
RAÇAS MEDIANAS - de 1.650kg até 2.800kg (adultos):
Jersey Wooly, Holland Lop, American Fuzzy Lop,
Lion head, Mini Lop, Mini Rex
Jersey Wooly, Holland Lop, American Fuzzy Lop,
Lion head, Mini Lop, Mini Rex
RAÇAS MÉDIAS E GRANDES- de 3.000kg até 5.500kg (adultos):
Harlequin, English Lop, French Lop, Nova Zelândia, Califórnia, Rex
Harlequin, English Lop, French Lop, Nova Zelândia, Califórnia, Rex
RAÇAS GIGANTES – acima de 6.000kg (adultos):
Gigante de Flandres, Gigante Alemão, Gigante de Bouscat
Gigante de Flandres, Gigante Alemão, Gigante de Bouscat
Coelhos são roedores?
Não, são classificados como lagomorfos. Os lagomorfos (latim científico: Lagomorpha) constituem uma ordem de pequenos mamíferos herbívoros, que inclui os coelhos, lebres e ocotonídeos, na qual se incluem duas famílias: Leporidae (coelhos e lebres) e Ochotonidae (pikas). Embora exteriormente os lagomorfos se assemelhem a roedores, há diferenças que justificam a sua inclusão numa ordem à parte. Elas são:
- quatro (em vez de dois) dentes incisivos na maxila
- o escroto do macho está em frente do pênis
- o pênis não tem ossos como nos roedores
Como posso saber se meu coelho esta doente?
Observe se ele apresenta alguns dos sintomas abaixo. Se positivo, procure um veterinário especializado em animais silvestres.
Lembre-se, a responsabilidade de medicar é do veterinário.
- Perda de peso, de apetite e sede;
- Queda de pêlos;
- Abscessos, feridas, manchas e/ou inflamações;
- Cabeça inclinada ou torcida;
- Fezes moles ou diarréia;
- Respiração pesada, agitada, com chiado, tosse e espirros;
- Nariz molhado, sujo e/ou pegajoso;
- Olhos lacrimejantes ou fechados;
- Danos nos órgãos genitais;
- Nariz deformado;
- Ausência de fezes;
- Coceira forte nas patas, parte inferior;
- Orelhas volumosas;
- Tontura, tremor ou espasmos;
- Presença de pulgas, piolhos ou carrapatos;
- Hemorragia;
- Alteração nos dentes;
- Barriga inchada;
Fonte:http://lisanan.blogspot.com/2008/08/tira-dvidas-mini-coelho.html;